Lidar com a venda e compra de uma propriedade pode ser assustador, especialmente quando há uma barreira linguística considerável. No entanto, após entender os termos e procedimentos explicados a seguir, você perceberá que, felizmente, as coisas não são tão complicadas quanto parecem.
Antes de encontrar um potencial comprador ou aceitar uma oferta de venda, o vendedor deve garantir que todas as taxas municipais e impostos estejam em ordem, bem como as despesas de manutenção e taxas de condomínio estejam regularizadas e atualizadas.
É crucial que todas as contas de serviços públicos, como eletricidade, água, gás, telefone, internet e seguro, estejam integralmente quitadas antes da venda. Contas pendentes ou com pagamentos em atraso, principalmente impostos, podem resultar na apreensão da propriedade pelas autoridades governamentais.
Alguns vendedores optam por cancelar os serviços públicos após regularizarem todas as contas, enquanto outros preferem transferir os serviços diretamente para o nome do novo proprietário, o que geralmente ocorre quando ambas as partes são representadas legalmente por advogados ou solicitadores, evitando assim a inconveniência de reiniciar o processo de registro dos serviços.
É altamente recomendável que tanto vendedores quanto compradores utilizem os serviços de uma agência imobiliária certificada pelo Estado Português. Isso proporciona proteção e segurança contra irregularidades ou conflitos que possam surgir durante o processo de transação. O Governo concede a licença a agências imobiliárias após verificar o cumprimento de diplomas, certificados e formulários aprovados pelo Governo em todas as suas operações.
De acordo com a Lei nº 78/2006, publicada em 4 de abril de 2006, todos os proprietários de propriedades devem possuir um certificado energético pronto para apresentação no momento da assinatura da escritura. Esse certificado avalia a eficiência energética da propriedade e é necessário para a conclusão da escritura pública. Os certificados energéticos são emitidos por empresas e engenheiros certificados, com conclusão em cerca de 5 dias. O custo varia de acordo com o tipo e tamanho da propriedade, geralmente custando um pouco mais de 200 euros para um apartamento de tamanho médio com dois quartos.
É responsabilidade do vendedor obter e pagar pelo certificado, que é válido por 10 anos e será entregue ao novo proprietário no momento da escritura. Os vendedores podem solicitar ao seu representante legal que cuide do certificado, e muitas agências imobiliárias também oferecem assistência na obtenção do mesmo.
Recomenda-se o uso de um representante legal, especialmente quando o vendedor não reside no país. Tarefas essenciais, como elaboração do contrato de promessa de compra e venda, verificação de toda a documentação relacionada à propriedade e consulta à administração fiscal para confirmar a existência de impostos, bem como o agendamento da escritura, são de responsabilidade do procurador, aliviando o comprador de preocupações futuras.
- Assinatura do contrato de promessa de compra; - Assinatura da escritura de transferência de propriedade; - Pagamento de eventuais impostos de mais-valias devidos.
Este é um documento legalmente vinculativo que estabelece todos os termos e condições da venda. É elaborado por um advogado e posteriormente assinado por todas as partes envolvidas, seja pelos vendedores e compradores, por meio de seus representantes legais ou pessoalmente.
O comprador paga ao vendedor ou ao seu representante legal um depósito, normalmente variando de 10% a 30%, dependendo do acordo previamente estabelecido entre ambas as partes. Esse contrato serve para confirmar a intenção de compra e venda da propriedade e estipula que, se o vendedor desistir do negócio, deverá devolver o depósito ao comprador, dobrado. Se for o comprador a desistir, perderá o valor do depósito.
A transferência da escritura é um contrato final que é assinado durante a venda ou compra de uma propriedade. Geralmente, cabe ao comprador ou ao seu advogado agendar uma data e hora para a assinatura da escritura, conforme acordado por todas as partes envolvidas. Isso ocorre em um cartório público depois de todas as partes, ou seus representantes legais, confirmarem que todos os termos e condições estabelecidos no contrato de promessa de compra foram cumpridos.
Nessa fase, o comprador paga ao vendedor os valores remanescentes necessários, concluindo a venda. Se houver alguma parte que não domine a língua, um tradutor deve estar presente. Após o pagamento dos valores restantes ao vendedor, todas as chaves são entregues ao novo proprietário, que arcará com os custos da escritura e dos impostos relacionados.
O imposto de mais-valias é devido pelo vendedor ao governo quando a propriedade é vendida por um valor superior ao preço original de compra. O vendedor pode ser isentado desse imposto se reinvestir o dinheiro dentro de um período de tempo e sob determinadas condições.
É altamente recomendável que o vendedor consulte um advogado ou um consultor fiscal sobre esse imposto, pois os cálculos envolvem diversos fatores e devem ser realizados por profissionais qualificados. Mesmo não existindo imposto a pagar é sempre obrigatório declarar a venda do imóvel junto da Administração Fiscal.